quarta-feira, 30 de março de 2011

Obesidade e Genética


Vocês viram a reportagem que saiu no G1, (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/pais-de-menino-chines-de-62-kg-nao-sabem-motivo-da-obesidade-do-filho.html).  Especialistas explicam que o caso do menino chinês é de obesidade monogênica, ou seja, ligada a somente um gene, e que ele poderia receber tratamento com injeção do hormônio leptina.
"Este tipo de obesidade, tão precoce, de forma tão mórbida e com comportamento de apetite incontrolável é característico de um defeito congênito do metabolismo de origem monogênica. Em casos de obesidade típica de crianças e adultos, estão possivelmente implicados vários genes e o ambiente também. Já no caso de Lu, o defeito se deve a um só gene, e de tal potência que o leva a ter um apetite voraz e incontrolável, pois perdeu-se geneticamente o controle do mesmo” disse Ordovás ao El País.
Isso acontece com indivíduos que carecem de uma das peças genéticas fundamentais para o controle do apetite, de modo que mesmo uma dieta saudável não sanaria o problema.


Lu Zhihao tem apenas 4 anos,  1,1 metro de altura e 62Kg


A obesidade em crianças é preocupante devido ao risco aumentado de sua persistência na idade adulta, e pelos riscos de doenças a ela relacionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário