Gosta de café preto, chá preto, bebidas a base de cola, guaraná e chocolate??
Então vale a pena dar uma lida!
A cafeína é o que há de comum entre esses alimentos, uma substância estimulante que produz um estado de excitação. Isso explica o porquê de as pessoas quando sentem-se com sono, geralmente falam que vão tomar um café preto, ou porque quando alguém esta irritado, nervoso é aconselhado comer um chocolate, pois a pessoa sente-se bem.
A cafeína é hoje considerada como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo, por pessoas de todas as idades, independente do sexo e da localização geográfica (JAMES, J. E. Caffeine and Health).
Uma xícara de café forte em poucos minutos, pode elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais alerta e proporcionando bem-estar.
A cafeína ajuda na prevenção do Mal de Parkinson, mas ainda não se tem certeza da quantidade adequada. Tem também a propriedade de contrair os vasos sanguíneos, sendo assim, compensa a dilatação dos vasos sanguíneos do crânio que normalmente causam a dor de cabeça, aliviando esse desagradável sintoma (Feldman, 1994).
Mas devemos saber que a cafeína é viciante, o que pode causa irritabilidade quando se quer consumi-la e não se pode, até mesmo quando consumida em excesso.
Uma dica: Quando se esta estressado o melhor é se controlar e não consumir cafeína, pois como ela é estimulante, o nível de estresse pode aumentar. Atletas devem ter cuidado com o seu consumo, por sua ação diurética (Krause,11ªed.).
Que tal um cafézinho?? 
Nenhum comentário:
Postar um comentário