quinta-feira, 31 de março de 2011

Óleo de Coco

O óleo de coco é um alimento funcional, ou seja, promove benefícios a saúde que vai além da simples função nutritiva. Ele não é muito consumido, mas vale a pena saber os benefícios que ele oferece a saúde.
Seis a 7% dos ácidos graxos do coco são compostos pelo acido cáprico, que é transformado no organismo, tendo propriedades antimicrobianas contra HIV, herpes.
A gordura do coco leva a normalização dos lipídeos corporais, protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a resposta imunitária contra fungos, bactérias e protozoários (melhora a imunidade), também combate aos fatores de risco para doenças cardíacas, regulariza o transito intestinal, ajuda a controlar o diabetes (não estimula a liberação de glicose no sangue), aumenta o metabolismo (ajudando na perda de peso), previne o envelhecimento precoce (por ter ação antioxidante).
OBS: O óleo de coco ajuda principalmente, quando associado a uma alimentação equilibrada e a pratica de exercícios físicos.


Dica: O óleo de coco é encontrado em casas de produtos naturais.

Fome, obesidade e desperdício

Hoje, 31 de março, O Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região(CRN2), juntamente com o Sistema Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas lança a campanha de combate à fome, obesidade e o desperdício.
A proposta é conscientizar a população sobre os danos do desperdício exacerbado de comida enquanto milhares de pessoas passam fome e abordar as causas e consequências de ascensão da obesidade.
Dados da campanha
- No mundo inteiro, existe 1 milhão de pessoas passando fome.
- São 300 milhoes de obesos no mundo, 5,65% somente no Brasil (17 milhões).
- Chega a 6 milhões de toneladas, a quantidade de alimento desperdiçado.
OBS: Em 10 cidades (Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis) os CRN promoverão ações em locais públicos, em datas comemorativas, com o Dia do Nutricionista e Semana da Alimentação, com distribuição de material educativo sobre o tema da campanha.


Vamos ter consciência então pessoal, não vamos desperdiçar comida!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Obesidade e Genética


Vocês viram a reportagem que saiu no G1, (http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/03/pais-de-menino-chines-de-62-kg-nao-sabem-motivo-da-obesidade-do-filho.html).  Especialistas explicam que o caso do menino chinês é de obesidade monogênica, ou seja, ligada a somente um gene, e que ele poderia receber tratamento com injeção do hormônio leptina.
"Este tipo de obesidade, tão precoce, de forma tão mórbida e com comportamento de apetite incontrolável é característico de um defeito congênito do metabolismo de origem monogênica. Em casos de obesidade típica de crianças e adultos, estão possivelmente implicados vários genes e o ambiente também. Já no caso de Lu, o defeito se deve a um só gene, e de tal potência que o leva a ter um apetite voraz e incontrolável, pois perdeu-se geneticamente o controle do mesmo” disse Ordovás ao El País.
Isso acontece com indivíduos que carecem de uma das peças genéticas fundamentais para o controle do apetite, de modo que mesmo uma dieta saudável não sanaria o problema.


Lu Zhihao tem apenas 4 anos,  1,1 metro de altura e 62Kg


A obesidade em crianças é preocupante devido ao risco aumentado de sua persistência na idade adulta, e pelos riscos de doenças a ela relacionadas.

Chá Verde

Quem nunca ouviu falar no chá verde? Na sua atividade antioxidante? Na sua ajuda ao emagrecimento?? Falarei um pouco sobre este chá tão famoso no momento.

Tem sido demonstrado, em modelos de células, animais e humanos, que o chá verde, suas catequinas e epigallocatequina gallato (EGCG) são capazes de promover a diminuição do peso corporal e da gordura corporal (emagrecimento) e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares, e dislipidemias (Graham,2004).

Vários estudos ainda defendem que as substâncias do chá verde melhoram o perfil lipídico em humanos e em ratos, diminuindo a concentração de colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL) e triacilglicerol (Nagao e colaboradores, 2005).

Por possuir polifenóis (antioxidantes), o chá verde reduz risco de  doença coronariana, risco de cânceres  gástrico, esofágicos e  de pele (ADA Report, 1999). Os antioxidantes também ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

Que tal hoje tomarmos uma xícara de chá verde??

segunda-feira, 28 de março de 2011

Alimentos Integrais

Alimento integral é aquele que não teve sua estrutura modificada no processo de industrialização. A concentração de minerais e vitaminas é maior nas cascas, onde estão também compostos importantes como as fibras.
Quando consumimos um alimento integral, temos a sensação de saciedade por mais tempo, isso acontece pela alta presença de fibras nesse tipo de alimento. Outro fator positivo, é que o açúcar desses alimentos é liberado de forma mais lenta na corrente sanguínea, o que ajuda na prevenção de doenças e no tratamento da Diabete Mellitus, e com a presença das fibras solúveis, ajuda a reduzir o colesterol.
Mas quando falamos em alimentos integrais logo pensamos no emagrecimento,certo?   Então, o alimento integral ajuda no emagrecimento porque ele acelera o metabolismo, por isso ele é tão usado em dietas.
Segue alguns alimentos integrais para vocês colocarem em sua alimentação: arroz, pães, massas, cereais, aveia, granola, farinha, biscoitos... Uma alimentação saudável, uma saúde melhor!
Mas cuidado!!!
Não se esqueça de que nesses alimentos também há carboidratos e quando consumidos em excesso, viram gordura em nosso organismo.


Então, vai preferir o pão com farinha, água e sal...ou o pão integral com vitaminas, minerais e fibras. Qual a sua escolha para hoje??

Cevada

A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio (o magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo).

A cevada tem grande importância para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, pois ela é grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e maçarão integral, batata, mandioca, trigo e aveia.
No Brasil, é exclusiva a produção comercial de malte cervejeiro. A produção para outros fins nunca se consolidou devido a falta de competitividade em relação a outros grãos, principalmente o milho.

Aqui deixo alguns benefícios da cevada para vocês
A ingestão de cereais como a cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o transito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon
● Indisposições estomacais
● Excesso de Colesterol
● Diabetes


Mas nesse assunto de cevada, vocês devem ter pensado na cerveja né?
Pois bem, achei uma pesquisa realizada por pesquisadores e bioquímicos da faculdade de medicina da Universidade de Innsbruck, na Áustria que diz o seguinte: “A ingestão da cerveja pode auxiliar a combater infecções e a bloquear processos inflamatórios, ajudando no combate de algumas doenças crônicas. Os pesquisadores obtiveram ainda, indícios de que beber cerveja tem efeito tranquilizante sobre o organismo e pode também aumentar a produção da serotonina, um neurotransmissor conhecido como o "hormônio da felicidade", que parece ter influência sobre certos estados de ânimo do ser-humano, afetando o humor e a ansiedade, influenciando ainda o comportamento alimentar e até o sexual”, a cerveja sem álcool também têm essas propriedades, pois é a cevada que causa essas reações, não o álcool.
Mas atenção pessoal, não podemos esquecer que bebida alcoólica em quantidade exagerada pode levar a doenças terríveis como a cirrose hepática e o alcoolismo. Portanto, consuma cevada, mas beba com moderação.
Obs: A cevada não deve ser consumida por pessoas com doença celíaca, por possuir glúten.





domingo, 27 de março de 2011

Five a Day (5 ao dia)

Esse programa é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Five a day (5 ao dia), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, afim de prevenir a obesidade, doença cardiovascular, diabetes mellitus e câncer. A alimentação inadequada e a falta de atividade física, são as responsáveis por essas doenças.
Mas qual o benefício desse programa? Você sabe?
Bom, o consumo  de  frutas, verduras e legumes contribuem na diminuição da ingestão de alimentos ricos em gordura e açucares, fornecem vitaminas, minerais e fibras necessários para o organismo, além de ajudar no controle de peso.
Obs: O programa “5 ao dia”, quer dizer que devemos consumir 5 porções desses alimentos ao dia, sendo preferencialmente:
-3 porções de legumes e verduras e 2 porções de frutas
É essa divisão pelo fato de que frutas, podemos consumir em sucos, sobremesas, lanches. O consumo de verduras e legumes é maior, pois possuem menos calorias e carboidratos.
Dicas: Quanto mais colorido seu prato, mais nutritivo e saudável ele está.
Crianças também participam do programa, pois para incentivar o consumo entre elas, varie no tipo de corte dos alimentos e na sua forma de preparo.


Viu como é fácil se alimentar de forma saudável??

sábado, 26 de março de 2011

Alho

Muitas pessoas não consomem alho, por não gostarem do gosto ou do cheiro, porém muitas delas não sabem que esse alimento traz muitos benefícios para a nossa saúde.

O alho é um componente fundamental para o tempero de pratos salgados, sendo ele o responsável pelo sabor de uma série de receitas. O alho possui a Alicina, que é a substância responsável pelo seu benefício medicinal, por seu amplo valor nutricional, além de seu intenso aroma.

O alho é uma grande fonte de vitamina B1, B2 e vitamina C, provitamina A que são essenciais para a saúde. O alho ajuda na redução moderada na pressão sanguínea, redução nos níveis de colesterol, inibição da formação de coágulos sanguíneos e também previne alguns tipos de câncer.
Obs: Ainda são necessários estudos que comprovem que o óleo de alho, participa na melhora do colesterol.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Leite Materno

Oi pessoal, tudo bem?

Bom, ontem eu recebi a visita de uma garotinha muito linda, que não tem nem dois meses ainda, então com isso, me deu vontade de falar um pouco sobre a importância do aleitamento materno.
A amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de vida do bebê, pois nela a todos os nutrientes necessários para ele. Mas não descuide da sua alimentação, tenha cuidado aos alimentos que você consumir, pois pode afetar o bebê, deixando ele mais agitado, com cólicas. Uma dica é não misturar os alimentos que você consome, faça testes e veja se isso não ira interferir no seu bebê.
Há casos onde o aleitamento materno não pode ser exclusivo, ou não deve acontecer, como por exemplo, em mães que tenham o vírus da imunodeficiência humana (HIV), essas mães devem ser aconselhadas a não amamentar e até as mães que tenham suspeita de ter o vírus.
Quando for amamentar, faça disso um momento de tranquilidade, vá para algum lugar que o bebê sinta-se tranquilo, mantenha um contato direto com ele (olhe para seu filho enquanto o amamenta) e tenha cuidado na pega do seu filho, pois ele deve abocanhar toda aréola da mãe para que o leite saia adequadamente. Muitas mães acham que seu leite é fraco, por seu filho não estar engordando, deixo claro que nenhum leite materno é fraco, pois nele há o que seu filho precisa e na quantidade certa. Não troque o peito antes de o esvaziar, pois é o leite final que possui mais gordura, fazendo o bebê ganhar peso.
Dica: Leve seu filho periodicamente ao pediatra, tente não dar atenção a pessoas leigas de como seu filho deve ganhar peso.
Não de alimento, nem chá para seu filho, nesses primeiros 6 meses.
Enquanto amamenta, observe a deglutição de seu filho.

quinta-feira, 24 de março de 2011

CAFEÍNA

Gosta de café preto, chá preto, bebidas a base de cola, guaraná e chocolate??
Então vale a pena dar uma lida!
A cafeína é o que há de comum entre esses alimentos, uma substância estimulante que produz um estado de excitação. Isso explica o porquê de as pessoas quando sentem-se com sono, geralmente falam que vão tomar um café preto, ou porque quando alguém esta irritado, nervoso é aconselhado comer um chocolate, pois a pessoa sente-se bem.
A cafeína é hoje considerada como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo, por pessoas de todas as idades, independente do sexo e da localização geográfica (JAMES, J. E. Caffeine and Health).

Uma xícara de café forte em poucos minutos, pode elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais alerta e proporcionando bem-estar.

A cafeína ajuda na prevenção do Mal de Parkinson, mas ainda não se tem certeza da quantidade adequada.  Tem também a propriedade de contrair os vasos sanguíneos, sendo assim, compensa a dilatação dos vasos sanguíneos do crânio que normalmente causam a dor de cabeça, aliviando esse desagradável sintoma (Feldman, 1994).

Mas devemos saber que a cafeína é viciante, o que pode causa irritabilidade quando se quer consumi-la e não se pode, até mesmo quando consumida em excesso.
Uma dica: Quando se esta estressado o melhor é se controlar e não consumir cafeína, pois como ela é estimulante, o nível de estresse pode aumentar. Atletas devem ter cuidado com o seu consumo, por sua ação diurética (Krause,11ªed.).
Que tal um cafézinho??

quarta-feira, 23 de março de 2011

Jornal Hoje

Você viu o Jornal Hoje?
O assunto foi sobre o consumo do chocolate. Afinal, alguém não gostar é milagre né?
Na notícia eles falam sobre o Cacau, esse é mais aconselhável do que o chocolate ao leite e o chocolate branco.
O cacau é um alimento como dito funcional, ou seja,  ele ajuda o organismo na prevenção de doenças  como as cardiovasculares, câncer, doença do Alzheimer, além de retardar o envelhecimento, promovendo bem estar e qualidade de vida.
O cacau em pó é encontrado facilmente, podendo fazer parte da sua dieta, tanto em doces como em refeições salgadas.
Um exemplo, é a massa de panqueca, você pode fazer como de costume, acrescentando 2 colheres de cacau, a cor irá mudar , o sabor quase não muda e o valor nutritivo é elevado.
Deixo o link da noticia para quem não viu.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/sabia-que-chocolate-tem-hora-ideal-para-ser-comido-veja-na-reportagem.html


Bom, já que começamos o blog falando da importância da água para o  planeta, nada mais certo do que falarmos da importância da água para nosso corpo.
A água é um dos nutrientes mais importantes para o organismo. A quantidade de água que temos em nosso corpo varia com o nossa idade, sexo, massa muscular e tecido adiposo ( mas ela se mantém por volta dos 60%).
A água ajuda nosso organismo de diferentes formas, como mantendo a nossa temperatura , eliminando o excesso através da nossa transpiração...elimina resíduos de uréia que são levados pela água, através da urina.  Por isso é fundamental o consumo, sendo o recomendado 2L de água por dia, vale lembrar que a água não tem valor calórico, ou seja, não influencia no aumento de peso.
Aproveitando, vale lembrar que a água com gás não é prejudicial para o organismo, mas para as pessoas que possuem problemas gastrointestinais seu consumo deve ser moderado, pois ela pode irritar a mucosa do estomago.
 Seu corpo sendo bem hidratado terá uma melhor aparência tanto na  pele, como nos  cabelos, além da prevenção de doenças, como as do trato urinário.

terça-feira, 22 de março de 2011

Olá pessoal, tudo bem?
Bom, a partir de hoje, todo dia, irei postar alguma informação sobre Nutrição, Saúde e Beleza.
Como estou lançando o Blog um dia depois do dia da ÁGUA, é mais que necessário falar um pouco sobre.
Quem viveria sem esse bem precioso?
Muitas pessoas não acreditam que um dia a água pode acabar, mas porque esperar pra ver?
Vamos ser conscientes!
Deixo um vídeo que diz tudo e nos faz pensar.

Espero que gostem do blog e aproveitem.