A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio (o magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo).
A cevada tem grande importância para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, pois ela é grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos, como arroz e maçarão integral, batata, mandioca, trigo e aveia.
No Brasil, é exclusiva a produção comercial de malte cervejeiro. A produção para outros fins nunca se consolidou devido a falta de competitividade em relação a outros grãos, principalmente o milho.
Aqui deixo alguns benefícios da cevada para vocês
● A ingestão de cereais como a cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o transito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon
● Indisposições estomacais
● Excesso de Colesterol
● Diabetes
Mas nesse assunto de cevada, vocês devem ter pensado na cerveja né?
Pois bem, achei uma pesquisa realizada por pesquisadores e bioquímicos da faculdade de medicina da Universidade de Innsbruck, na Áustria que diz o seguinte: “A ingestão da cerveja pode auxiliar a combater infecções e a bloquear processos inflamatórios, ajudando no combate de algumas doenças crônicas. Os pesquisadores obtiveram ainda, indícios de que beber cerveja tem efeito tranquilizante sobre o organismo e pode também aumentar a produção da serotonina, um neurotransmissor conhecido como o "hormônio da felicidade", que parece ter influência sobre certos estados de ânimo do ser-humano, afetando o humor e a ansiedade, influenciando ainda o comportamento alimentar e até o sexual”, a cerveja sem álcool também têm essas propriedades, pois é a cevada que causa essas reações, não o álcool.
Mas atenção pessoal, não podemos esquecer que bebida alcoólica em quantidade exagerada pode levar a doenças terríveis como a cirrose hepática e o alcoolismo. Portanto, consuma cevada, mas beba com moderação.
Obs: A cevada não deve ser consumida por pessoas com doença celíaca, por possuir glúten.