quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diabetes Mellitus (DM)

Define-se como um grupo de doenças metabólicas caracterizado por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. (The Expert Committee on the Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus, 2000).
Fatores de risco para a DM:
- História familiar de DM
- Excesso de peso IMC > 25              
- Macrossomia
- Sedentarismo
Deixo aqui de modo simples, qual o melhor valor da glicemia para diabéticos e não-diabéticos.
DIABÉTICOS
JEJUM
BOM 70-110 mg/dl   
ACEITÁVEL 111-140 mg/dl   
MAU >140 mg/dl      

PÓS-PRANDIAL  
BOM  70-140 mg/dl
ACEITÁVEL 141-160 mg/dl
MAU >160 mg/dl                                                                                                  
(Sociedade Brasileira de Diabetes, 2001)

NÃO-DIABÉTICOS
JEJUM            
NORMAL  70-99 mg/dl         
ALTERADA 100-125 mg/dl    
DIABETES ³126mg/dl  
(Melo, CBD, 2005)

Bom, vocês devem estar se perguntando, qual a diferença entre os tipos de DM, certo?
Então irei explicar para vocês  hoje sobre a DM tipo 1 e DM tipo 2, tentarei deixar a diferença entre elas de uma forma simples e clara.

Diabetes Mellitus Tipo 1
Baixa produção de insulina desde o principio do distúrbio necessitando de insulina exógena. A pessoa que tem DM tipo 1 é insulino-dependente, diabético juvenil e geralmente é magro.

Diabetes Mellitus Tipo 2
Resistência a insulina: O indivíduo necessita de mais insulina para baixar os níveis de glicose, com isto mantendo níveis de insulina no sangue muito mais altos, isto e chamado de “hiperinsulinemia”. A pessoa que tem DM tipo 2 geralmente é mais velho, obeso e faz uso de insulina eventualmente.

Espero que eu tenha ajudado vocês a entenderem um pouco sobre a diferença entre esses tipo de Diabetes Mellitus.




 
 


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dieta Desintoxicante

Bom dia pessoal, como foi a Páscoa?
Muito chocolate??
Que tal fazermos por um dia a dieta da desintoxicação?

Quando nos alimentamos de forma inadequada, nosso corpo acumula resíduos tóxicos. Por isso, existe a necessidade de fazermos uma dieta para desintoxicar nosso organismo.

Na dieta de desintoxicação, também conhecida como depurativa ou desintoxicante, a pessoa deve consumir somente frutas, vegetais e alimentos naturais não-processados. Sucos de vegetais frescos feitos em casa são usados em conjunto com a dieta depurativa.

A Dieta de Desintoxicação é benéfica porque faz uma total renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo.

Deixarei um vídeo que fala da dieta desintoxicante sobre o natal e ano novo, mas que vale para a páscoa, pois tem o mesmo efeito.


Espero que gostem e lembrem-se, você não deve fazer essa dieta por dias seguidos, pois ela não serve para emagrecer, apenas para limpar o organismo após, principalmente, essas datas comemorativas.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chocolate e Páscoa

A páscoa chegando e você deve pensar.. “Como vou conseguir seguir com a minha dieta?”
Por este motivo, vou falar para vocês um pouco sobre os chocolates e suas diferenças..

Chocolate ao leite
O chocolate contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, ele também  possui cafeína e sua ingestão faz com que o corpo libere neurotransmissores como a endorfina.
O chocolate, muitas vezes, nos dá uma sensação de prazer quando consumimos, isso porque ele ajuda na produção de serotonina, responsável por esta sensação. Mas cuidado, o consumo deve ser moderado, seu limite é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).




Chocolate Amargo
O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Ele é rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Vem sendo demonstrado que o consumo do chocolate amargo combate a hipertensão de intensidade média, além de ajudar a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Seu consumo também deve ser moderado por ter grandes quantidades  de gordura saturada.



Chocolate Diet
Os chocolates dietéticos apresentam restrição de açúcar, mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que a do produto tradicional. Por isso, fique atento à composição nutricional presente nas embalagens.




Chocolate Branco
O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Apresenta um teor maior de gordura saturada, prejudicial a saúde.


Bom pessoal, espero que gostem desse pequeno resumo sobre os chocolates...Façam bem suas escolhas e uma Boa Páscoa a todos!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alimento Diet

Bom pessoal, que tal a gente falar um pouco agora sobre os produtos “Diet”??

O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.

Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior. O chocolate diet não contém açúcar, mas é gorduroso e calórico – mais que o similar não diet. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio ou proteína, por exemplo) pode não interferir na quantidade de calorias.

No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso.



OBS: Nem todos os produtos diet são isentos de açúcar e existem alguns light que, na verdade, são diet. É preciso estar atento a certas armadilhas, que, muitas vezes, podem ser checadas no rótulo do alimento.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alimento Light

Quando vamos ao mercado, sempre notados nas prateleiras vários alimentos com a palavra "Light", não é mesmo?
Que tal lermos um pouco então, sobre o que exatamente isso quer dizer??
Deixarei uma breve explicação aqui no blog para vocês....

São classificados como “light” os alimentos que sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (proteína, açúcares, gordura) e/ou calorias em relação ao alimento tradicional, ou seja, ele ainda possuí o ingrediente, só que em menor quantidade.

Os alimentos considerados “light”, que em portugues quer dizer “leve”, são os mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução calórica.

Porém os alimentos “light” podem causar confusão às pessoas mal-informadas, porque alguns adoçantes denominados “light” por exemplo podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois podem conter açúcares em sua composição embora em quantidades reduzidas.

Dica: Prestar atenção na informação nutricional do rótulo do alimento e identificar qual nutriente foi manipulado pelo fabricante com o objetivo de tornar o alimento light.

Se você é diabético você tem sempre que consumir um alimento diet para ter segurança.

OBS:  Não adianta comer o alimento light em dobro porque como vimos para ser light basta ter uma redução de 25% de um componente, portanto não é 50%. Se você comer em dobro estará engordando mesmo com o alimento light.



Gostou da explicação?
No próximo post falarei sobre os alimentos "Diet"
Aguardem.... =)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde

Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde...Mas o que é Saúde?
Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso. Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde.
O saneamento básico é um aspecto para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.
Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade.
O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.


Dica: O que você acha da gente aproveitar o dia de hoje e começar a manter bons hábitos de higiene e alimentação? =)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Brócolis

O brócolis é um alimento rico vitamina A,C, cálcio (ajudando na formação dos ossos e dentes), também apresenta ácido fólico (indicado para gestantes).
Pesquisas têm comprovado que o vegetal tem um grande potencial como protetor contra doenças e também está ligada no controle da obesidade e do tabagismo. Pesquisas realizadas no Japão comprovaram que os brotos de brócolis podem combater uma bactéria que é comum no estômago, que pode causar gastrite e câncer gástrico e que a ingestão diária de brotos do vegetal pode melhorar a gastrite.


Dica: Pode ser consumido na forma  refogada, em sopas, suflês e saladas.
Obs: Quando o brócolis é superaquecido a enzima mirosinase é destruída. Por isto não cozinhe por mais que 2 a 3 minutos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Autismo

Bom, para quem não sabe, o dia 2 de abril é o dia da conscientização do autismo.
O autismo é uma doença  genética  que afeta a capacidade de comunicação e de comportamento do individuo. Geralmente, os sintomas são notados pelos 3 anos de idade, pois a criança prefere ficar só, não gosta de contato (abraçar, beijar), repete certos atos. O diagnóstico é feito através da observação, pois não existe exame especifico para o autismo.
O tratamento é feito com uma equipe multiprofissional, o autismo não é curado 100%, mas pode melhorar a etapa, deixando o autismo na fase leve.
Vale lembrar que não se deve pensar apenas no tratamento da pessoa com autismo, mas também em seus pais, pois eles podem ter receio em sair com seus filhos, pelo que outras pessoas podem falar, irão agir, diga não ao preconceito!!!