As características essenciais da anorexia são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.
A perda de peso em geral é obtida, principalmente, por meio da redução do consumo alimentar total. Embora os indivíduos possam começar excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos, a maioria termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns alimentos.
Métodos adicionais de perda de peso incluem purgação (autoindução do vômito ou uso indevido de laxantes e diuréticos) e exercícios intensos ou excessivos.
A anorexia é um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora haja incidência em homens. Os pacientes anoréxicos chegam rapidamente muito magros, um grau extremo da desnutrição, e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos (USP, Ambulim, 2008).
Sintomas:
- Perda de peso exagerada em curto espaço de tempo.
- Recusa em participar das refeições familiares.
- Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. O anoréxico chega a ingerir somente 200Kcal por dia.
- Interrupção do ciclo menstrual e regressão das características femininas.
- Intensa atividade física oir muitas horas ao dia.
- Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo- compulsivos.
- Visão distorcida do próprio corpo.
Tratamento dietético:
- A mudança na dieta deve ser gradativa, como de uma criança no desmame, para evitar sobrecarga no sistema digestório e cardíaco.
- Quando necessária a internação hospitalar, o tratamento deve ser monitorado por médicos e nutricionistas.
- Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade.
- Em geral, o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar. A dieta deve ser fracionada em até dez pequenas refeições ao dia, iniciando com uma dieta leve até chegar à dieta normal.
Um vídeo que vale a pena assistir!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário