quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aveia

A aveia é um tipo de carboidrato que o organismo não digere, que contem fibra solúvel e insolúvel. A fibra solúvel é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
Na aveia encontramos a fibra beta- glucana, que em estudos consta que essa fibra ajuda a diminuir o colesterol, a pressão arterial e controlar o diabetes.
Essa fibra ao chegar ao estomago ela “incha”, absorvendo água, formando uma pasta viscosa e dando a sensação de saciedade.
A fibra insolúvel ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao câncer e em um melhor transito intestinal.
Para obtermos os benefícios da aveia, precisamos consumi-la regularmente e consumir muita água.
A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha.


A aveia também tem como beneficio fazer a ligação do colágeno com a elastina, deixando a pele mais firme.

Que tal um lanchinho hoje a tarde com aveia???

Morangos com aveia!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gordura Saturada e Insaturada

A gordura saturada está em alimentos como bacon, banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais. A gordura saturada, diferente da insaturada, tem pouca densidade. Quando ingerimos  ela vai para a ninfa (lugar onde acontece a drenagem linfática), diferente da gordura insaturada que vai diretamente para o sangue.
Quando a gordura saturada consegue passar para o sangue para virar energia, o nosso organismo já tendo a energia que precisamos, não usa essa gordura, deixando ela de reserva no adipócito (Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. São capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. O tecido adiposo acompanha o desenvolvimento do ser humano durante toda a vida.)
Devemos balancear nossa alimentação, consumindo mais a gordura insaturada do que a saturada a fim de evitar doenças futuras. O consumo em excesso da gordura saturada pode provocar a obesidade, arteriosclerose, colesterol e alguns tipos de cancer.

Gordura saturada


Gordura Insaturada

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hipertensão

A hipertensão arteiral, é conceituada como síndrome caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (hipertrofia cardíaca e vascular).

Quando a pressão que o sangue produz na parede das artérias, para se movimentar, é muito forte, com valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9, está instalada a hipertensão arterial.





É um sintoma identificado também em jovens e crianças, devido ao padrão alimentar inadequado, adotado em diferentes lares, como o consumo exagerado de produtos industrializados nos lanches escolares e no dia a dia.

A hipertensão arterial ou pressão alta, quando não tratada, é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão.

Fatores que causam a hipertensão:

- Consumo de excesso de sal de cozinha e de alimentos industrializados conservados com a presença de sal.

- Consumir execesso de bebidas alcoólicas.

- Hipertensão comprovada na família.

- O excesso de peso, como o sobrepeso e a obesidade.

- Diabetes.

- Falta de alimentação saudável.


Como tratar a hipertensão:

- Controle de peso.

- Redução na ingestão de sódio.

- Aumento na ingestão de potássio.

- Redução ou abandono da ingestão de álcool.

- Prática de exercícios físicos.

- Controlar a pressão alta com fármaco.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Anorexia

As características essenciais da anorexia são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.

A perda de peso em geral é obtida, principalmente, por meio da redução do consumo alimentar total. Embora os indivíduos possam começar excluindo de sua dieta aquilo que percebem como sendo alimentos altamente calóricos, a maioria termina com uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns alimentos.

Métodos adicionais de perda de peso incluem purgação (autoindução do vômito ou uso indevido de laxantes e diuréticos) e exercícios intensos ou excessivos.

A anorexia é um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora haja incidência em homens. Os pacientes anoréxicos chegam rapidamente muito magros, um grau extremo da desnutrição, e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos (USP, Ambulim, 2008).

Sintomas:

- Perda de peso exagerada em curto espaço de tempo.

- Recusa em participar das refeições familiares.

- Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. O anoréxico chega a ingerir somente 200Kcal por dia.

- Interrupção do ciclo menstrual e regressão das características femininas.

- Intensa atividade física oir muitas horas ao dia.

- Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo- compulsivos.

- Visão distorcida do próprio corpo.



Tratamento dietético:

- A mudança na dieta deve ser gradativa, como de uma criança no desmame, para evitar sobrecarga no sistema digestório e cardíaco.

- Quando necessária a internação hospitalar, o tratamento deve ser monitorado por médicos e nutricionistas.

- Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade.

- Em geral, o tratamento de pacientes anoréxicos exige o trabalho de equipe multidisciplinar. A dieta deve ser fracionada em até dez pequenas refeições ao dia, iniciando com uma dieta leve até chegar à dieta normal.


Um vídeo que vale a pena assistir!!